top of page

Você anda procrastinando?

  • Foto do escritor: Marcelle Santos Araujo
    Marcelle Santos Araujo
  • 1 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Vamos falar um pouco sobre o que é a procrastinação e como ela te afeta, ela nada mais é que o ato de adiar tarefas para amanhã, porem nem todo atraso é procrastinar, mas toda procrastinação é um atraso.


Deixar a tarefa para ser realizada depois não é necessariamente um problema, afinal você pode não está se sentindo bem no momento ou perceber que irá executar a tarefa com uma melhor qualidade em outro momento, se torna uma procrastinação quando passamos a adiar essa tarefa de forma constante.


O ato de procrastinar está muito ligado a tarefas que terão benefícios futuros, não sendo algo imediato, logo tendemos adiar o que não é urgente, que ainda terá tempo para ser realizado, como aquele relatório que é só para o final do mês, o problema e que acabamos por adiar até que não tenhamos mais tempo, realizando o tal relatório as vésperas da entrega.


O que pode causar uma serie de problemas, como:


-Diminuir a qualidade da tarefa; Coisas que poderiam ser facilmente resolvidas e de forma mais tranquila, passam a ser penosas e exaustivas.


-Pode acarretar em crises de ansiedade; Podendo causar dores de barriga, dor de cabeça, insônia, entre outros sintomas presentes na ansiedade.


- Acaba adiando ate cuidados pessoais; Como idas ao medico, psicólogo, dentista, etc., e sintomas que seriam resolvidos com alguns cuidados menores, podem ser agravados virando algo maior e mais delicado de ser resolvido.


-Não conseguir realizar as tarefas adiadas; Perdendo oportunidades e desempenho, acadêmico, profissional e pessoal.



Já pararam para pensar como ocorre a procrastinação?


Sempre começamos confiantes, alegando que teremos tempo para fazer depois. Ficamos adiando, dando desculpas aleatórias para fazer mais tarde.

Quando está perto do prazo final, fazemos tudo as pressas, nos desgastando mais do que o necessário, muitas vezes não ficando do jeito que queríamos, e às vezes não conseguimos concluir.

Acabamos exaustos, esgotados fisicamente e psiquicamente, então dizemos que não faremos isso novamente, porém, acabamos repetimos o mesmo ciclo por diversas vezes.



Deixo aqui algumas dicas para vocês evitarem a procrastinação:


-Crie uma agenda; Elabore uma agenda, com metas. Estipulando e respeitando os prazos estabelecidos. Procurando não adiar mas de uma vez a realização da tarefa.


-Não espere; Esperar o momento certo pode está sendo apenas uma desculpa para procrastinar. Se pode realizar a tarefa agora faça. Idealizar um momento perfeito muitas vezes é apenas uma desculpa para adia-la.


-Respeite seus limites; Estipule metas realistas, que você terá tempo e conseguirá realizar. Não cobre de mais de si mesmo, uma cobrança exagerando pode afetar de forma negativa o resultado da tarefa, e até impedir sua realização.


-Descanse; Ao criar sua agenda separe momentos de descanso, tentando manter o equilíbrio entre lazer e as tarefas. Podendo usar esses momentos como recompensas, após realizar as tarefas estipuladas.




Muitas vezes adiamos dando a desculpa de que vamos esperar o melhor momento para fazer a tarefa, porem o momento é você quem faz, deixar para realizar a atividade as pressas é mais exaustivo e pode acabar não saindo como você queria.


Fique sempre atento ao adiar suas tarefas e afazeres, certifique-se de que realmente precisar adiar, e que não está fazendo isso apenas porque a tarefa não é completamente do seu agrado.


Se identificou e/ou lembrou de alguma ocasião? Compartilhe conosco!

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page