top of page

Borderline, Transtorno da personalidade

  • Foto do escritor: Marcelle Santos Araujo
    Marcelle Santos Araujo
  • 27 de out. de 2020
  • 1 min de leitura

O transtorno da personalidade Borderline é caracterizado por uma instabilidade e intensidade nas relações do individuo com os demais, alterando também a maneira como o mesmo se vê e percebe seu meio, mudando de forma rápida sua forma de interagir, podendo ir de um estremo ao outro, apresentando impulsividade acentuada.

Muitas vezes os indivíduos que tem Borderline, apesar de se arrepender de suas ações, não percebem seu padrão de comportamento, sendo necessário que aqueles que convivem com ele pontuem, para que o mesmo possa perceber e buscar o tratamento adequado.

Para ser diagnosticado, o Borderline, deve atender os critérios estabelecidos no DSM-V, sendo atestado por um psiquiatra e um psicólogo.

O tratamento deverá ser realizador por um psiquiatra, que irá entrar com a medicação para regular a parte química do corpo, e por um psicólogo, que irá trabalhar a parte comportamental, sentimental, emocional e a percepção do individuo sobre si e seu meio.

Estudos mostram que quando realizado de forma constante a intervenção terapêutica, embora alguns padrões comportamentais e sentimentais costumem durar por toda vida, já no primeiro ano é possível ver mudanças significativas, estudos realizados em ambulatórios, também apontam que após 10 anos de tratamento, até metade dos indivíduos não apresentavam mais um padrão de comportamento que atende-se aos critérios para ser diagnosticados com Borderline.

O individuo com o transtorno de personalidade Borderline em tratamento, pode viver normalmente, e como qualquer outro individuo eventualmente terá problemas e deverá encontrar ferramentas para lidar com eles.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page